Seja bem-vindo
Bacabal,05/02/2025

  • A +
  • A -

Liduina Tavares

Bacabal e o desafio da segurança cidadã


Bacabal e o desafio da segurança cidadã

Da bacaba a Bacabal algumas mudanças são registradas pelos gestores, comemoradas pela população e em quase sete anos e tudo ficou igual. Reformou-se a mesma escola, pintou-se a mesma praça, soltaram-se foguetes, alugaram-se outros prédios, pois tem que inaugurar algum espaço – foi a Rodoviária que não foi entregue. Sim, inaugurou, mas não funciona. E a banda logo passou, mas também ficou, é patrimônio cultural imaterial. 

O tempo que passa chuvoso, desaloja, desabriga e as lonas ao longo de anos foram estendidas, antes na Expoaba, no Ramal, na Biasa. As escolas foram ocupadas pelas , aulas interrompidas e a educação passou a segundo plano. No inverno o rio transborda!

Ora, é tão mais importante mapear e monitorar os problemas que a cidade enfrenta e neste particular, mapear e monitorar as áreas de risco através de uma boa central de monitoramento da defesa civil municipal. Construir infraestrutura de proteção o que vai além das lonas que dividem os barracões que recebem as famílias, já traz um mínimo de segurança. Trazer a população para perto para discutir o problema e apresentar solução é considerar que o problema que o poder público precisa resolver é sentido pelo povo – a cidadã, o cidadão.

A gestão pública precisa se aliar à organização comunitária, para agregar saberes diversos – da guarda municipal à engenharia, passando por assistência social, saúde, educação e cultura, bem como garantir uma coalizão de organizações da sociedade civil e especialistas da área socioambiental e climática.

Para que a segurança cidadã funcione, os líderes das cidades – tanto públicos quanto privados – devem trabalhar por objetivos prioritários de curto e longo prazos. Conquistas rápidas podem garantir capital politico, mas é necessário o comprometimento com a consolidação da segurança cidadã tendo em vista o longo prazo. Apesar da importância da flexibilidade, os atores da segurança cidadã devem estar preparados para se manter fiéis ao planejamento ao longo da sucessão de diferentes eleições e administrações. Para que funcionem, as intervenções têm que ser institucionalizadas em nível municipal (INSTITUTO IGARAPÉ, 2016).

É importante comemorar todos os esforços dos gestores para garantirem segurança cidadã. Quem sabe já pensar o problema recorrente de alagamento/desalojamento de famílias e fazer constar no próximo Plano Plurianual  - PPA com o compromisso político inadiável, pois a vida pede urgência; inserir desde agora na próxima Lei de Diretrizes Orçamentária - LDO a real intenção de promover a vida direcionando recursos e ações para enfrentamento do problema com metas viáveis a curto, médio e longo prazos e, posteriormente, fazer constar na Lei Orçamentária Anual – LOA, os recursos, suas fontes e sua finalidade.

___________________

Liduina Tavares é Pedagoga, especialista em fé e política, membra fundadora da ABL, idealizadora da APEDBACABAL, foi assessora de educação da Gerência Regional, secretária de educação e vereadora de Bacabal.




COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.