Seja bem-vindo
Bacabal,05/02/2025

  • A +
  • A -

José de Ribamar Viana

A Gente não quer só comida. A gente quer diversão e arte também.


A Gente não quer só comida. A gente quer diversão e arte também.

 "Nem só de pão vive o homem ...". Além dessa célebre citação bíblica, na letra da música, Comida, dos Titãs, também temos: "...A gente não quer só comida, a gente quer comida diversão e arte..." 

Diante dessas citações, não há dúvidas que os seres humanos, para além dos bens materiais, necessitam também de um afago para inebriar os mais nobres sentimentos do coração, capazes de causar inspiração para alimentar uma paixão ou até mesmo ouvir uma mensagem de perdão para aliviar a "dor da alma" em um poema ou na letra de uma canção e muito mais. 

Nessa perspectiva, o setor de entretenimento, nas suas mais variadas acepções, sem dúvidas, prestam relevantes serviços ao bem-estar para a raça humana.

O Brasil, a título de ilustração, é uma prova inequívoca dessa afirmação. Pois, desde o ano de 1.500, os índios, depois os portugueses e os escravos, cada um deles do seu modo, contribuíram para a formação da cultura brasileira. 

Muito depois, tivemos a semana de arte moderna, em 22, bem depois, nos anos 60, a Tropicália, enfim.  

Em 1970, o Brasil foi tri campeão mundial. E nosso rei Pelé brilhou nos gramados mundo a fora. Nos anos 80, no automobilismo, outro grande ídolo, Ayrton Senna, nos emocionava nas manhãs aos domingos, quando ouvíamos o ecoar da voz de Galvão Bueno: ”Ayrton Senna do Brasil.” 

Nos dias atuais, na ginástica, a nossa Rebeca. E agora, nas artes cênicas, como diria Faustão, a "Inoxidável," Fernanda Torres.

Gente, aqui pra nós, tem que ter muito talento para obter esse título, depois de superar as concorrentes, que, diga-se de passagem, com uma final composta por atrizes consagradas no cenário mundial.

 O Fato concreto é que ela conseguiu!

Sem falar nas encenações teatrais, nas novelas, nos poemas e nas canções, onde nossos cantores cantam e nos encantam com suas letras e melodias dos mais variados gêneros musicais.

Além dessas personalidades brasileiras, temos também uma diversidade de manifestações culturais, nas mais diversas regiões desse imenso país.

A título de exemplo, temos o Boi de Parentins no Amazonas, o Bumba meu boi no Maranhão, o Frevo e o Maracatu em Pernambuco, as Festas Juninas em Campina Grande, na Paraíba, o Festival de Gramado, no Rio Grande do Sul, o desfile das Escolas de Samba no Carnaval do Rio de Janeiro e o Axé e os trios Elétricos no Carnaval da Bahia e por aí vai, só para citar alguns.

Como disse Martinho da Vila, na letra da música, Aquarela Brasileira: "Vejam essa maravilha de cenário..." Ou seja, nossa cultura é riquíssima e moldura o nosso viver. Já imaginou o Brasil sem essas preciosidades? A vida não seria a mesma, pois não teria a mesma leveza. 

Por essas e por todas as manifestações culturais, fica claro que elas são imprescindíveis. 

"um povo sem cultura é povo sem memória".

Viva a vida com as suas manifestações culturais, pois elas emolduram o jeito de ser brasileiro!

__________________

José de Ribamar Viana é Advogado.



COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.