José de Ribamar Viana
Investir no ser humano é investir em uma fonte de energia inesgotável
Em uma brilhante alusão sobre a importância do trabalho para o ser humano, o poeta Olavo Bilac, no poema: "O Trabalho" assim asseverou: "Tal como a chuva caída, fecunda a terra no estio, para fecundar a vida o trabalho se inventou...".
Não há dúvida que o trabalho, assume papel relevante na vida humana, seja como: fonte provedora do sustento próprio ou da família, seja na acumulação de riqueza, como terapia, realização profissional, enfim. É ou deveria ser assim, pelo menos para a população economicamente ativa de cada país. Imagina se o trabalho não tivesse todo esse significado. Com absoluta certeza, as nossas vidas seriam mais vazias, monótonas, etc.
No dito popular, "O trabalho dignifica o homem". Ou ainda, "Quem trabalha Deus ajuda".
Ocorre que, em um cenário de economia globalizada, dada a necessidade da competitividade imposta pelas regras do mercado, o processo de absorção de mão - de - obra, torna-se mais seletivo, dificultando ainda mais o acesso ao mercado de trabalho, sobretudo dos jovens, com pouca experiência e baixa qualificação profissional.
A nossa sorte é que, embora o papa seja argentino, Deus é brasileiro, o que acende e mantém as nossas esperanças acesas. E como sabemos que: "mais vale uma esperança tarde, que um desengano cedo". Assim, estamos sempre apostos.
Até porque, no terceiro milênio o conhecimento faz a diferença. Logo, mais do que nunca, é necessário investir em educação, saúde, ciência e tecnologia. Pois, não preparar o jovem e o país hoje, é comprometer o futuro do país para as próximas gerações. Pois: "investir no ser humano, é investir em uma fonte de energia inesgotável".
Assim, voltando ao poema, "O trabalho" de Olavo Bilac, podemos dizer:
"Feliz quem pode, orgulhoso,
Dizer: “Nunca fui vadio:
E, se hoje sou venturoso,
Devo ao trabalho o que sou!”
É preciso, desde a infância,
Ir preparando o futuro;
Para chegar à abundância,
É preciso trabalhar.
Não nasce a planta perfeita,
Não nasce o fruto maduro;
E, para ter a colheita,
É preciso semear...".
O solo brasileiro é fértil, e parafraseando a citação bíblica, “a messe é grande, e não são poucos os jovens necessitando de trabalho”. É só qualificá-los!
___________________________
José de Ribamar Viana é Advogado.
COMENTÁRIOS